As pessoas estão conectadas à internet, seja trocando mensagens no WhatsApp, se atualizando pelo Instagram ou pesquisando por informações no Google. E com seus clientes não é diferente.

Para que saibam da existência de seu estabelecimento, acessem seu cardápio e façam um pedido, é preciso trabalhar na divulgação. Estar presente na internet é essencial para atingir seus clientes e potenciais clientes.

Mas como usar essas ferramentas para divulgar seu estabelecimento e vender mais com o Hubt? Confira as dicas a seguir para as principais ferramentas atualmente: WhatsApp Business, Instagram e Google Meu Negócio.

WhatsApp Business

Você sabia que no Brasil o WhatsApp e o Instagram estão entre as 3 redes sociais mais usadas em 2022? Pois é! Por isso divulgar seu cardápio nessas redes é fundamental para vender mais.

Se você tem um estabelecimento, dê preferência por utilizar o WhatsApp Business, e não o seu número pessoal. Com o Business você pode criar, por exemplo, mensagens automáticas de boas-vindas e mensagens de ausência para responder seus clientes quando não estiver disponível, incluindo o link para seu cardápio no Hubt. Assim seu cliente não fica sem resposta.

Caso ainda não utilize o WhatsApp Business, baixe o aplicativo na Play Store ou App Store. Após baixar o app, é só autenticar com seu número de telefone comercial.

Você pode programar para, quando a pessoa entrar em contato com o seu estabelecimento pelo WhatsApp, que ela receba uma mensagem automática (uma saudação, por exemplo) e já ser convidada a fazer o pedido.

Para usar o WhatsApp Business a seu favor, siga as dicas a seguir:

  • Complete o perfil com informações essenciais para seus clientes, como endereço, link para o cardápio no Hubt, horário de atendimento.
  • Avise seus clientes sobre seu canal de vendas pelo Hubt. Uma boa estratégia pode incluir ainda uma bonificação ou fidelização para recebimentos por este canal, convencendo aqueles clientes que ainda preferem fazer o pedido por mensagem.
  • Configure uma mensagem automática de saudação para ser enviada quando seu cliente entrar em contato. Junto com a mensagem de boas-vindas, insira o link do seu cardápio no Hubt para que ele possa fazer o pedido!
  • Configure avisos para quando seu cliente entrar em contato e você não estiver disponível. Por exemplo, você pode configurar uma mensagem informando o horário de atendimento, assim ele saberá o motivo de não ser atendido naquele momento. Aproveite também para inserir o link da sua página no Hubt para que o cliente possa conferir seus produtos.
  • Defina etiquetas para organizar seus contatos e/ou conversas, assim fica mais fácil localizá-los. Por exemplo, você pode criar etiquetas como: novo cliente, pedido enviado, pagamento pendente, entre outras possibilidades.
  • Envie mensagens pelo WhatsApp aos seus clientes agradecendo o pedido feito e pedindo sua opinião, assim você se aproxima ainda mais dele e mostra que sua opinião importa.
  • Envie mensagem a seus clientes para divulgar novidades no cardápio, o lançamento de uma nova promoção ou combo. E lembre-se de incluir o link para o seu cardápio no Hubt!

Inserindo o link para acesso direto ao seu cardápio no Hubt nas ferramentas do WhatsApp Business, você evita gastar tempo respondendo mensagens e registrando pedidos, ficando livre para se dedicar a tarefas mais importantes.

Instagram

Outra rede social que é destaque entre os brasileiros é o Instagram. Por isso é importante que seu estabelecimento tenha um perfil na rede social, assim você pode divulgar seus produtos e se comunicar com seus clientes. Não utilize seu Instagram pessoal, crie um perfil só para seu estabelecimento.

Quem é visto é lembrado. Para se manter relevante no Instagram, é importante manter postagens regulares. Mas além disso, é fundamental que você divulgue o link do seu cardápio na descrição do perfil, nos destaques, nos stories e nas postagens (posts).

Para usar o Instagram a seu favor e impulsionar suas vendas com o Hubt, siga as dicas a seguir:

  • Inserir o link da página do Hubt na descrição do seu perfil
    Também conhecida como bio ou biografia, o perfil do seu estabelecimento no Instagram é uma oportunidade para atrair clientes para seu canal de vendas. Além do nome do estabelecimento e horário de funcionamento, coloque o link do seu cardápio no Hubt no espaço destinado aos links, como no exemplo abaixo.
    Juntamente com o link, incentive uma ação do seu cliente, com textos como “acesse o cardápio” e “faça seu pedido”, “peça agora!”.
  • Colocar o link do cardápio digital nos stories
    Os stories têm sido muito utilizados no Instagram e são costumam ser vistos com mais frequência pelos usuários em comparação com as postagens. Por isso, quando você divulgar um vídeo ou foto no stories, insira o link do seu cardápio no Hubt, assim você incentiva e facilita que seu cliente faça um pedido por lá.
    E ao divulgar o link, opte por textos que direcionam uma ação, por exemplo: “confira nossas promoções”, “peça seu combo”, “faça seu pedido agora”, como no exemplo a seguir.
  • Divulgar ofertas, cupons, combos e produtos mais vendidos
    Para tornar o perfil do seu estabelecimento atrativo, sempre atualize seu cliente das novidades usando os stories e posts! Divulgue aquele novo produto, a promoção do dia, o combo da semana, o seu top 3 mais vendidos.
  • Quando optar por divulgar outros links na bio, destaque o link da página no Hubt
    Se você usa agregadores de link, como o Linktree, destaque em primeiro lugar o link do seu cardápio no Hubt, inserindo-o logo no início da página, conforme exemplo na imagem a seguir.
    Outra sugestão é ir além de nomear o link apenas como “cardápio”. Chame a atenção do cliente com outras frases, como “peça seu lanche aqui”, “veja o cardápio e peça agora”. Assim você incentiva que seus clientes escolham acessar e fazer o pedido diretamente com você, sem passar pelos marketplaces.
  • Usar os destaques e colocar o link do cardápio
    Usar a seção de destaques facilita que seu cliente encontre as informações que precisa. Aproveite para incluir horário de funcionamento, cardápio, promoções e combos. E lembre de inserir o link para o cardápio no Hubt nos stories salvos nos destaques!

Prontinho! Agora o perfil do seu estabelecimento no Instagram está completo para divulgar seus produtos e poder alavancar muitas vendas.

Google Meu Negócio

Outra forma de ser encontrado na internet é pela busca do Google e pelo Google Maps, já que é por eles que os clientes pesquisam por produtos e avaliações de outros consumidores.

Para dar mais destaque para seu estabelecimento, crie um perfil no Google Meu Negócio. É gratuito e com isso seu público terá acesso a informações como o endereço, horário de funcionamento, produtos e serviços, fotos, combos e promoções. Essas informações aparecem em um quadro na página de pesquisa:

Com o Google Meu Negócio você também tem acesso mensal a um relatório com as estatísticas de acesso para entender e ampliar a presença de seu estabelecimento na internet e vender mais. É possível ver como os clientes pesquisam por sua empresa, de onde eles são e também o número de pessoas que ligaram para o estabelecimento.

Caso seu estabelecimento não tenha um perfil no Google Meu Negócio, clique aqui e preencha os dados solicitados.

Para usar o Google Meu Negócio a seu favor e impulsionar suas vendas com o Hubt, siga as dicas a seguir:

  • Incluir o link da sua página Hubt no campo “Website”
  • Se for um estabelecimento de comida, você pode incluir o link também nos campos “Fazer pedido” e “Menu”. Nesses campos é possível colocar mais de um link, mas dê preferência pelos canais de venda que sejam mais atrativos para você; por exemplo, pelo Hubt você economiza com os marketplaces.

Agora é só colocar as dicas em prática para impulsionar suas vendas pelo Hubt! Qualquer dúvida, entre em contato com a gente.

Venda mais com um sistema de pedidos completo com o hubt